O Blog esta em atividade normal, seja um membro participante, faça logim ... é fácil e rápido ..........Obrigado pela sua visita ...

sexta-feira, 1 de junho de 2012

ANTÔNIO MARIA QUERIDO





ANTÔNIO MARIA QUERIDO



No dia 30 de março de 1909 embarcava em Lisboa, com destino ao Brasil um moço de 25 anos, que deixava sua terra natal Ribas conselho de Figueira da Foz em Portugal. Desembarcou no porto de Santos no dia 14 de abril, e ja no dia 18 estava trabalhando na turma de avançamento, cujas pontas dos trilhos estava nas alturas de Congonhal, iniciou-se como trabalhador na turma 9 onde o feitor era o Sr. Francisco Carreira. Em 1911 assumiu como feitor na turma 7, que ficava no quilometro 42, em 1914 foi removido para feitor na turma 11 em São Sebastião do Paraíso, casou-se em 26 de setembro de 1917 e veio morar na casa da conserva no quilometro 135. Com o falecimento do Mestre de Linha o Sr. Higino Fernandes em 1920, seu substituto deveria ser o feitor Sr. Francisco Carreira (feitor mais antigo), como não soubesse ler e escrever foi indicado ao cargo de Mestre de Linha o Sr. Antônio Maria Querido, e em junho de 1920 teve que mudar para Altinópolis... !!!



Antônio Maria Querido



Com a inauguração do ramal de Serrinha, a linha havia sido dividida em duas seções, Antônio Maria Querido ficou com o trecho de Serrinha a São Sebastião do Paraíso,  e para o outro trecho foi nomeado o Mestre de Linha o Sr. Antônio Simões, que sendo analfabeto levava sempre consigo nas viagens seu filho como escrevente. Havia também o engenheiro de linha o Dr. Arsky (russo), em novembro de 1928 o Dr. Severiano Álvares, superintendente da Estrada, dispensou a título de economia o engenheiro e o Mestre de Linha, o Sr. Simões, passando assim o Mestre de Linha Antônio Maria Querido, como um único a chefiar a linha por toda a sua extensão, e tendo como auxiliar o Sr. Alvino Rodrigues, que veio residir em Ribeirão Preto. Sinto-me com muita honra de ter trabalhado nesta ferrovia, e tendo meu avô Antônio Maria Querido, o único Mestre de Linha da São Paulo e Minas que ocupou com este cargo toda a extensão da Estrada... !!!



Ribeirão Preto - sp



Nenhum comentário:

Postar um comentário