O Blog esta em atividade normal, seja um membro participante, faça logim ... é fácil e rápido ...

sábado, 21 de setembro de 2013

ESTAÇÃO DE CALÓGERAS




ESTAÇÃO DE CALÓGERAS


Estação Ferroviária de Calógeras, estação construída de
madeira, a foto do trem de passageiros parado nela
é de 1920 ... !!!



Desconhecido autor da imagem


HISTÓRICO: A linha do Paranapanema, construída para evitar
o "perigo paulista", ou seja a exportação de mercadorias do
Norte Velho do Paraná, via Estrada de Ferro Sorocabana pelo
porto de Santos, teve o primeiro trecho inaugurado em 1915,
ligando Jaguariaiva, na Itararé-Uruguai, a São José atual
Calógeras. Seu prolongamento acabou se arrastando até 1937,
guando alcançou já existente Estrada de Ferro São Paulo-Paraná
e por ela alcançou por tráfego mútuo a cidade de Ourinhos, em
São Paulo. Depois da abertura da linha Apucaranas-Avaranas, 
em 1975, o ramal entrou em decadência, por ter uma linha
obsoleta e cheia de curvas. O último trem de passageiros, Trem
do Norte e mais tarde "Trem da Miséria", rodou em junho de
1979. Em 2001 o tráfego de cargueiros foi suspenso pela ALL, e
hoje apenas esporádicos Autos de Linha, passam pela linha
praticamente abandonada em toda a sua extensão.

A Estação de Madeira demolida há muitos anos... !!!



Texto de: Ralph Mennucci Giesbrecht


Ribeirão Preto - sp.


Nenhum comentário:

Postar um comentário