quinta-feira, 21 de junho de 2012

DESVIU - CHAVE OU AMV ?





DESVIU - CHAVE OU AMV ?


Para os visitantes do blog que não tem noção de ferrovia ai vai
algumas dicas nestes equipamentos nas fotos abaixo... !!!





Nesta foto vemos uma linha reta, com um desviu a direita,
onde vemos uma chave para mudança de linha.




Aqui temos a visão melhor do equipamento, esta chave não
muda ela esta travada.




Vemos uma chapa parafusada no dormente com três parafusos
obrigando a agulha permanecer encostada no trilho.





O equipamento aqui esta sem a alavanca usada manualmente
para virar de posição, esta pintura verde na placa indica para
o maquinista que a posição da linha esta correta para ele.






Nesta foto vemos uma chave automática, que pode ser
virada com o trem descendo, embora a agulha esta
encostada no trilho da direita, indicando a reta e o 
trem passa normalmente, se o trem vier descendo da
linha que vemos virando a direita, ele também passa
normalmente pois; o friso da roda força a ponta da
agulha encostar no trilho esquerdo, a composição passa
sem causar danos (quebra), terminando de passar o
último vagão a chave volta na posição normal.






Dentro deste tubo existe uma mola com óleo, que faz o
movimento para os dois lados, ou seja; empurra e puxa a
agulha, o equipamento não quebra.





A alavanca de mudança de posição esta virada para baixo,e não
tem em cima da chave aquela indicação com tinta verde, e o
maquinista não precisa se preocupar, na trava do lado de cima
existe um cadeado fechando o equipamento para evitar que alguém
sem conhecimento vire a alavanca de posição.




Vemos o cadeado fechando o equipamento, para
efeito de segurança.




A mesma chave com as pontas das agulhas lubrificadas
sobre as chapas parafusadas nos dormentes, para
facilitar o movimento (pra lá e pra cá).




Este equipamento de ponta liga as duas linha sem
nenhum controle, o trem passa normal tanto numa como
noutra, esse conjunto tem o nome de "Jacaré".




Visão contrária da primeira foto lá em cima, a chave esta na posição
da linha reta, ou seja passando encostada na plataforma da estação.

No linguajar da ferrovia esse equipamento pode ser chamado de:
Desviu, Chave, ou AMV, o nome oficial e correto é AMV
"Aparelho de Mudança de Via" ... !!!


Fotos de: José Roberto França.
o local das fotos é na Estação
de São Simão, Estação Fechada.


Ribeirão Preto - sp


Um comentário:

  1. Excelente postagem! eu mesmo tive curiosidade em saber como funciona e os nomes dos equipamentos... muito bem explicado... parabéns..

    ResponderExcluir