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sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

ESTRADA DE FERRO SAN PAULO COFFEE (Est. Ferro São Clemente)






ESTRADA DE FERRO SAN PAULO COFFEE
(ESTRADA DE FERRO SÃO CLEMENTE)




No dia 05 de dezembro de 1893 o Conde de São Clemente, residente no Rio de Janeiro em Nova Friburgo, comprava da Empresa Industrial Melhoramentos do Brasil, com sede também no Rio de Janeiro, as fazendas Santa Olympia, Canaã, Posses, e outras, formando uma grande área de terras. Nestas terras predominavam a cultura do café e outros produtos agrícolas. Para o transporte do café que era em grande quantidade, a pedido do Conde foi construída pelo Senador Souza Dantas (Conselheiro do Império, e genro do Conde) uma estrada de ferro em bitola de 0,60 cm, era o Senador que dirigia essas fazendas no ano de 1896. Essa ferrovia ligava o grupo de fazendas à estação de Serra Azul da Estrada de Ferro Mogiana. A ferrovia tinha o nome do dono Estrada de Ferro São Clemente, esta estrada tinha 3 locomotivas, 12 vagões, e 4 carros de passageiros.   


Conde de São Clemente


Em 3 de agosto de 1897 o Conde de São Clemente, vendia esse conjunto de fazendas, juntamente com a estrada de ferro, pela quantia de 270.000 libras esterlinas (no cambio da época correspondia a oito mil contos de réis), para um grupo inglês, The San Paulo Coffee Estates Co. A estradinha que tinha mais ou menos uma extensão de 23 quilometros, e passou a chamar-se Estrada de Ferro San Paulo Coffee seu ponto inicial era na fazenda Canaã perto de Jatahy (hoje Luiz Antônio) e ia até a Mogiana com entroncamento na estação de Serra Azul (CM).

Com a chegada da Estrada de Ferro São Paulo e Minas, na localidade de Serra Azul a Mogiana resolveu mudar o nome de sua estação de Serra Azul para Canaã para evitar confusão de nome, essa mudança de nome aconteceu no dia 1 de fevereiro de 1902. Devido ao entroncamento na estação de Canaã da Mogiana havia ali em 1905 uma pequena Agencia do Correio e várias casas de comércio. 


Em 1939 a The San Paulo Coffee Estates Co, vendia a ferrovia para Cia Brasil Rural S/A, que, pouco tempo depois retalhou esse conjunto de bens vendendo a diversas pessoas interessadas, e com isso a estrada de ferro foi demolida, e vendido os trilhos e os materiais rodante, as locomotivas como ferro velho, desaparecendo por vez essa estrada de ferro.



Senador Souza Dantas


Para o visitante do blog ter uma ideia onde era essa ferrovia, toma-se por base o Pedágio de São Simão na Via Anhanguera, a ferrovia passava exatamente ali passando no Pedágio sentido interior capital, do lado direito ficava as fazendas Santa Olimpya, Posses, Canaã, e Jatahy e outras, do lado esquerdo Canaã da Cia Mogiana e Serra Azul. Em 1958 quando eu conheci pessoalmente a fazenda Santa Olimpya ela era de propriedade do Sr. Joaquim Procópio de Araujo Carvalho, conhecido popularmente em São Simão como “Zotinha”.



Ribeirão Preto - sp



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