SINISTRO EM ITUVERAVA – SP
Colisão de trens em Ituverava – SP
Data: 26/03/1989, por volta das 15:00h (domingo de Páscoa)
e estava chovendo e com um pouco de sol fraco
Os Fatos:- Composição Trem 1, carregados com vagões tanques
Composição Trem 2, carregados com vagões tanques e vagões fechados
O trem 1 procedente de Ribeirão Preto com destino a Uberaba – MG
O trem 2 procedente de Uberaba - MG com destino a Ribeirão Preto
Conforme determinação do Centro de Controle Operacional era que,
o cruzamento dos dois trens seria na Estação de Ituverava, para a
troca de tripulação, a tripulação do trem 1 voltava para Ribeirão Preto
com o trem 2, a tripulação do trem 2 voltava para Uberaba com o trem1
O trem 2 chegou primeiro no local determinado aguardando o trem 1, o
trem 1 um pouco pesado estava atrasado em 1 hora.
O trem 2 estava estacionado na linha reta da estação e a tripulação
já havia descido e aguardava na plataforma da estação enquanto o
portador estava na chave para posicionar o trem 1 no desvio,aconteceu
que o trem 1 desenvolvia alta velocidade (60km p/hora), o portador vendo
a situação do trem 1 que não reduzia a velocidade, e ao perceber que a
tripulação estava adormecida no comando da locomotiva, sentiu-se mal
e não dando mais tempo para efetuar a mudança de via ficando os dois
ma mesma linha vindo a colidir, a tripulação do trem 1 maquinista Sr.
Benedito Barqueiro, aposentado e contratado novamente, e o ajudante
Sr. Manoel (Manezinho) foram mortos no local. Neste acidente deram
perca de cinco locomotivas sendo 3 GM-G12 e 2 GE-U20C.
Por conclusão da perícia julgaram culpados do acidente a tripulação do
trem 1, portanto não houve indenização para a família dos mortos por
serem considerados culpados. “lamentável”...!!!
Fotos de José R. França: 26/03/1989
Arquivo de: José Roberto França
Ribeirão Preto - sp (Brazil)
Olá ótimo conteúdo do seu blog contando um pouco sobre a rica história das estradas de ferro de São Paulo. Caso tenha disponível você poderia postar mais fotos desse acidente e informar a numeração das locos envolvidas. Um abraço e belo trabalho do blog.
ResponderExcluirem fim morto não fala tudo certo
ResponderExcluirCom a experiencia que tenho como maquinista, digo que, se o portador tivesse cumprido sua obrigação (de posicionar o AMV, para o desvio), no momento em que ficou sabendo do cruzamento, o acidente, não se tornaria uma tragédia.
ResponderExcluirO acidente de fato ocorreu na estação de Ituverava nova no novo traçado da ferrovia.
ResponderExcluirObrigado, foi corrigido o erro de local, (eu estive presente no local do acidente).
ResponderExcluirFaleceram o maquinista e o ajudante
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