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sexta-feira, 28 de setembro de 2012

ESTRADAS DE FERRO EM SÃO SIMÃO – SP






ESTRADAS DE FERRO EM SÃO SIMÃO – SP





No tocante aos transportes em São Simão – SP tenha no passado o município, o maior número de Ferrovias e sendo ainda servido pelo transporte fluvial, São Simão chegou a ter quatro ferrovias distintas.

A primeira que chegou por lá foi a Cia Mogiana em1882, e mais tarde foi acrescido o ramal de Jatahy (hoje Luiz Antônio).

A segunda em 1890 era organizada a Cia Melhoramentos de São Simão, construída por Jorge Cezimbra Fairbanks, que teve inicio das operações em 1893, a ferrovia que deu origem da Estrada de Ferro São Paulo e Minas.

A terceira ferrovia a surgir foi construída por Henrique Santos Dumont, (irmão de Alberto) que ligava a estação de Glória (hoje estação de Santos Dumont) na linha tronco da Cia Mogiana, indo até a Fazenda London (hoje Usina Amália), que mais tarde chegou até a cidade de Cajuru, essa ferrovia passou por várias dificuldades e teve uma duração mais ou menos de uns 50 anos até a sua desativação pela Mogiana, a ferrovia teve seu início em 1898, em 15 de novembro de 1909 a Cia Mogiana comprava a estrada de ferro, livrando Henrique Santos Dumont de uma assustadora dívida com um Banco da Bélgica, em 1970 a Mogiana extinguiu o trecho entre Cajurú e a Fazenda Amália, e o trecho entre Fazenda Amália e a Mogiana passou a ser de uso exclusivo da Usina Amália.

A quarta linha férrea construída no município foi a The San Paulo Cofee Co. que teve seu início na fazenda Canaã no município de Jatahy (Luiz Antônio) indo até a Estação de Canaã na linha tronco da Cia Mogiana, esta ferrovia tinha o nome de seu construtor Ferrovia São Clemente, pois foi seu fundador o Conde de São Clemente, teve início em 5 de dezembro de 1893, operando ate meados do ano de 1939 quando foi vendida para Cia Brasil Rural, que retalhou o material ferroviário e vendendo como ferro velho (sucata), e houve vários compradores.

No ano de 1880 quando a Cia Paulista de Vias Férreas e Fluvial, chegou na cidade de Porto Ferreira com os seus trilhos, (o objetivo era chegar até São Simão), foi impedida de prosseguir com o assentamento dos trilhos por uma imposição da Cia Mogiana, e no ano de 1881 deu-se o inicio do transporte fluvial organizado pela Cia Paulista, a navegação fluvial teve início no Rio Mogi-Guaçu na cidade de Porto Ferreira, passando pelos municípios de Sta Rita do Passa Quatro, São Carlos, SÃO SIMÃO, Araraquara, Jaboticabal, e Ribeirão Preto, e terminando no local chamado Passagem no Pontal, onde dava-se o encontro dos rios Pardo e Mogi-Guaçu, em 1895 por um Decreto Imperial concedendo um privilégio por 10 anos.

No município de São Simão, o porto da Cia Paulista de Vias Férreas e Fluvial era na Fazenda Jatahy (hoje Luiz Antônio), não pretendendo mais esse transporte a Cia Paulista, encerrou as atividades fluviais em 1903 e também mudou sua denominação para Cia Paulista de Estrada de Ferro, e a Fazenda Jatajy (Luiz Antônio) no ano de 1960 desmembrou-se do município de São Simão tornando um novo município independente, “Luiz Antônio”.

Nos dias atuais a cidade de São Simão é servida apenas por uma ferrovia a FCA (Ferrovia Centro Atlântica), e tendo sua Estação desativada servindo apenas para cruzamento de trens, e que num futuro breve nem isto terá mais, pois já existe uma previsão para construção de uma nova linha paralela à primeira (como uma pista indo e vindo), e assim sendo não terá mais o cruzamento em São Simão, “os trens passarão diretos”.  ... !!!


Texto: José R. França



Ribeirão Preto - sp.



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