O Blog esta em atividade normal, seja um membro participante, faça logim ... é fácil e rápido ..........Obrigado pela sua visita ...

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

REABERTURA DO RAMAL DE RIBEIRÃO PRETO A SERRINHA




REABERTURA DO RAMAL DE RIBEIRÃO PRETO A SERRINHA



O tráfego do ramal de Ribeirão Preto a Serrinha (hoje Ipaúna), não foi logo restabelecido em virtude de ser antieconômico devido a uma cláusula no contrato que determinava um pagamento a Cia Mogiana de 25% de todo o frete recebido.
 

Em 1942 foi dada a autorização para o restabelecimento do Ramal, que ficou terminado somente em junho de 1944, voltando assim a São Paulo e Minas a circular em toda a  extensão de sua linha num total de 181 quilômetros.


Em 30 de junho de 1961 o Diretor da Estrada concordava com o seccionamento da linha no trecho entre Ribeirão Preto e a Usina, para permitir a mudança do traçado da linha da Cia Mogiana, numa extensão de 4.313 km do Ramal.


A Estrada de Ferro São Paulo e Minas passou então a circular pela linha da Cia Mogiana do quilômetro 17 até Ribeirão Preto.



                             Estação de Serrinha (1964) foto acervo João Querido

Click na imagem para ampliar


Trabalhadores preparando o terreno e assentando os trilhos do Ramal de Ribeirão Preto a Serrinha, em bitola de 0,60 cm (gestão da Cia Eletro Metalúrgica), 1926



José Roberto França

Nenhum comentário:

Postar um comentário