REABERTURA DO RAMAL DE RIBEIRÃO PRETO A SERRINHA
O tráfego do ramal de Ribeirão Preto a Serrinha (hoje Ipaúna), não foi logo restabelecido em virtude de ser antieconômico devido a uma cláusula no contrato que determinava um pagamento a Cia Mogiana de 25% de todo o frete recebido.
Em 1942 foi dada a autorização para o restabelecimento do Ramal, que ficou terminado somente em junho de 1944, voltando assim a São Paulo e Minas a circular em toda a extensão de sua linha num total de 181 quilômetros.
Em 30 de junho de 1961 o Diretor da Estrada concordava com o seccionamento da linha no trecho entre Ribeirão Preto e a Usina, para permitir a mudança do traçado da linha da Cia Mogiana, numa extensão de 4.313 km do Ramal.
A Estrada de Ferro São Paulo e Minas passou então a circular pela linha da Cia Mogiana do quilômetro 17 até Ribeirão Preto.
Estação de Serrinha (1964) foto acervo João Querido
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Trabalhadores preparando o terreno e assentando os trilhos do Ramal de Ribeirão Preto a Serrinha, em bitola de 0,60 cm (gestão da Cia Eletro Metalúrgica), 1926
José Roberto França
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