17 DE JUNHO DE 1942
Por
ocasião de uma viagem de inspeção do Secretário da Viação, foi inaugurada
oficialmente a nova estação de Altinópolis, obra projetada e iniciada pelo Dr.
Homero Benedito Ottoni, uma construção no estilo moderno, construção arrojada,
no saguão foi descerrada a seguinte placa:
INAUGURADA PELO
EXMO SR. DR. LUIZ DE ANHAIA MELLO
SECRETÁRIO DA VIAÇÃO E OBRAS PÚBLICAS
SECRETÁRIO DA VIAÇÃO E OBRAS PÚBLICAS
SENDO CHEFE DO EXECUTIVO DO ESTADO
O EXMO SR. DR. FERNANDO COSTA
ALTINÓPOLIS, 17 DE JUNHO DE 1942
No
mesmo dia na passagem por Serrinha, estando presente a Diretoria da Cia
Mogiana, foi decidida a reabertura do ramal de Serrinha a Ribeirão Preto, tendo
sido implantado no pátio da estação um marco alusivo ao acontecimento, o fato
não chegou a ser notado pela Comitiva oficial, que nesse momento discursava à
volta do marco comemorativo. A reabertura do ramal foi precedida por uma
inspeção do Dr. Orlando D. Murgel, Diretor da Estrada acompanhado dos Srs.
Marcílio Bondesan e Ângelo Costa e também do feitor Alvino Rodrigues, os
serviços de reparação da linha foram iniciados a partir de Serrinha, onde havia
um grande depósito de dormentes deixados pelo Dr. Homero Benedito Ottoni.
A
turma especial era dirigida pelo feitor Sr. Benedito Souto, sendo maquinista do
lastro o Sr. Antônio Martinho. Os trabalhos no ramal foram bem mais demorados
visto que a linha estava abandonada desde 1929 com a falência da Metalúrgica,
ao mesmo tempo era alargada a bitola da linha de 0,60 cm para 1 metro, ao
chegar os serviços em Figueira, foram removidas para as oficinas várias
gôndolas de ferro que haviam sido deixadas ali, em virtude da falência da Usina.
No
dia 20 de junho de 1944 deu-se a junção das duas turmas no Km 18, do lado de
Serrinha estava o especial rebocado pela locomotiva 2, dirigida pelo maquinista
o Sr. Antônio Martinho, e do lado de Usina o lastro com a locomotiva 7 dirigida
pelo maquinista o Sr.José Gusmão, o fato foi solenemente comemorado com a
presença de autoridades e imprensa de Ribeirão Preto, do Dr. Alexandre Cococi,
do Sr. Marcílio Bondesan, o Sr. Ângelo Costa e vários funcionários da Estrada.
Reaberto
o ramal, para a chefia da estação de Ribeirão Preto, foi removido de Congonhal,
o Sr. Cesário Santos, em Usina permaneceu o chefe o Sr.Geraldo Cazarotti, que
ali já trabalhava alguns anos, para a estação de Evangelina foi admitido o Sr.
Berlindo Nogueira, e para a estação de Martinópolis, foi designado o Sr. Carlos
Frigheto.
Por
alguns anos funcionou o ramal somente com trens de carga, por falta de aparelho
telegráfico, e a comunicação era feita via telefone, mais tarde em 15 de agosto
de 1947, já tendo sido instalados os telégrafos, começaram a circular os trens
de passageiros P1 e P2, entre Ribeirão Preto e São Sebastião do Paraíso, sendo
o primeiro maquinista nesta viagem o Sr. Manoel Genaro.!!!
Ribeirão Preto - sp.
"São Paulo e Minas" - Histórias sem fins. !!!
J.R.F.
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