O Blog esta em atividade normal, seja um membro participante, faça logim ... é fácil e rápido ..........Obrigado pela sua visita ...

domingo, 4 de novembro de 2012

ESTAÇÃO DO ALTO





ESTAÇÃO DO ALTO
Cia Mogiana



Estação do Alto construida entre os anos de 1911 a 1913, e provalvelmente inaugurada neste último ano, a estação construida no km 320.800 da linha tronco da Cia Mogiana; mais tarde um grupo de capitalista liderado pelo Sr. Flávio de Mendonça Uchoa, fundaram a Cia Eletro Metalúrgica e teve como seu primeiro presidente o Dr. João Alves de Meira Júnior, e foi inaugurada oficialmente no dia 27 de agosto de 1922, e teve a presença do Presidente da República Sr. Epitácio Pessoa, e para o transporte da matéria prima a Cia Metalúrgica comprava a Compania Estrada de Ferro São Paulo e Minas, e nomeia para presidente da ferrovia o Dr. Artur Logfren que teve a frente da empresa ferroviária até os anos de 1926, a Cia Mogiana aproveitando a ocasião constroi um ramal em bitola de 1 metro, que partindo da Estação do Alto vinha a ter na Estação de Usina, que teve suas atividades até por volta dos anos de 1930, quando foi pedida a falência pela credora Teoodor Wille & Co. Ltd, em virtude desta ação a justiça acatou o pedido e decretou a falência da Cia Metalúrgica, indo junto a São Paulo e Minas que era parte integrante da Metalúrgica, com a paralização da Usina a Cia Mogiana também logo desativou o referido ramal e arrancando os trilhos, voltando a Estação do Alto como no princípio permanecer sozinha na linha tronco da Cia Mogiana de Estrada de Ferro... !!!



Foto de: Leonardo Figueiredo  (2011).


Atualmente a Estação do Alto situa-se no Bairro Quintino Facci - II, na Rua João Delibo, s/n., aqui em Ribeirão Preto junto à Estação ainda encontra-se com algumas casas de trabalhadores, a Estação teve algumas modificações internas e pelo lado de fora conserva a originalidade da construção em estado bom, nos dias de hoje esta instalado ali uma Escola Municipal "Pré Primário", toda cercada por muros altos e de difícil acesso... !!!



Ribeirão Preto - sp.


Nenhum comentário:

Postar um comentário